fbpx

Meditação para iniciantes: tudo que você precisa saber para começar a meditar

Quando se trata de entender mais sobre a meditação para iniciantes, logo se pode afirmar que esse começo de aprendizado já envolve uma série de benefícios para seus novos praticantes!

Meditar é uma forma de se conseguir diminuir potencialmente a ansiedade e ainda prevenir uma série de outros sintomas, como dores crônicas, diminuir os sintomas da depressão, controlar a pressão arterial, melhora a frequência cardíaca e trás uma maior qualidade de sono.

Quem nunca meditou e está cogitando começar a se render a essa prática, precisa ter em mente que no começo pode ser que se enfrente algumas dificuldades, mas nada que não possa ser superado.

Isso porque esvaziar a mente e manter a concentração apenas com o recurso da respiração pode parecer algo extremamente impossível para uma pessoa que já seja mais agitada normalmente.

Porém, o importante é não desanimar, achando que não conseguirá obter sucesso nessa empreitada, uma vez que a meditação para iniciantes é algo que irá lhe permitir um autoconhecimento gradual!

Isso porque meditar pode ser comparado a qualquer outra atividade física, ou seja, não se deve começar dedicando muitas horas de exercícios e ainda é preciso fazer de forma assertiva e qualitativa.

Conforme o tempo for passando, você perceberá que estará cada vez melhor, e que o autoconhecimento irá melhorar conforme você for se dedicando diariamente!

Meditação para iniciantes – entendendo melhor sobre a preparação!

Um dos primeiros passos que se deve considerar é procurar dar prioridade a um lugar que seja tranquilo, ou seja, livre de barulhos ou distrações que possam comprometer o seu foco.

Se você optar em meditar no seu quarto, por exemplo, procure desligar todos os aparelhos eletrônicos, feche a porta e também as janelas. Isso ajudará a evitar que algo venha a lhe interromper enquanto estiver meditando.

Se for possível e você tiver a oportunidade, procure meditar em um ambiente onde haja natureza, como um parque, um bosque, um sítio ou outros lugares que você tenha facilidade.

Há também almofadas consideradas específicas para a prática que é denominada zafus – elas tendem a permitir que a pessoa possa ficar sentada no chão durante a meditação de forma a ficarem mais confortáveis.

Como ela não possui um encosto, essa é uma forma de você não acabar soltando as costas e assim acabar perdendo foco em sua energia.

Uma outra dica pode ser referente à escolha das roupas! Nesse caso, procure ao máximo evitar peças que possam lhe causar algum tipo de desconforto.

Dê preferencia por roupas que sejam leves e que fiquem mais soltinhas no corpo – para quem medita em casa, um pijama pode ser perfeito, por exemplo!

Começando a meditar!

Para começar a meditar você deve se sentar com a coluna bem reta, evitando inclinar o corpo para trás ou até mesmo ficar com a postura mais relaxada.

Mantenha as pernas de uma forma bem confortável, na chamada posição “lótus” – o importante mesmo é manter as costas retas!

Não precisa ficar preocupado com as mãos, mesmo que isso pareça algo que deva ter alguma regra, não há! Você pode ficar livre para posiciona-las da forma que achar mais pertinente.

Durante a meditação você deverá ainda manter os olhos fechados e focar na sua respiração!

A meditação para iniciantes envolve alguns detalhes simples, que com a prática serão mais facilmente adaptadas ao praticante! Para aprender mais sobre como meditar, conheça agora mesmo o Treinamento Online de Meditação e entenda todas as técnicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat